Vergrootglas
Zoek lader

Gregório Matos e de Guerra & João Adolfo Hansen 
Gregório de Matos – Volume 4 
Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha

Ondersteuning
As imagens dos poemas líricos e satíricos atribuídos a Gregório de Matos e Guerra são representativas e avaliativas. Põem em cena lugares-comuns retóricos e poéticos conhecidos, particularizando-os com a paráfrase, a estilização e a paródia de matérias não poéticas das instituições portuguesas e da murmuração informal e de matérias de autoridades poéticas do gênero lírico e cômico; simultaneamente, avaliam a representação para o destinatário, composto ora como discreto, ora como vulgar, na maior ou menor erudição e obscuridade dos estilos. Representativa e avaliativamente, as imagens dão-se à recepção como variações metafóricas das significações correntes no campo semântico geral dos autores e seus públicos empíricos, sendo inventadas segundo o padrão retórico da agudeza, conceito engenhoso ou ornato dialético. No soneto lírico-amoroso ‘À margem de uma fonte que corria/ lira doce dos pássaros cantores/ a bela ocasião das minhas dores/ dormindo estava ao romper o dia’, por exemplo, as palavras agudas da elocução vêm para o primeiro plano da representação e, fundindo aspectos sonoros, olfativos e visuais, figuram artificiosamente a beleza da dama que, ao abrir os olhos, faz a manhã nascer: ‘Não dão o parabém à bela Aurora/ Flores canoras, pássaros fragrantes, / Nem seu âmbar respira a rica Flora./ Porém abrindo Sílvia os dois diamantes, /Tudo à Sílvia festeja, e tudo a adora/ Aves cheirosas, flores ressonantes’.
€11.99
Betalingsmethoden

Over de auteur

Gregório de Matos e Guerra



Salvador, Bahia, 1633 (1636). Branco, filho de senhor de engenho. Direito Canônico (Universidade de Coimbra, 1652). Graduação (1661). Casamento (1661). Juiz de Fora (Alcácer do Sal, 1663); Juiz do Cível (Lisboa, 1671); Procurador da Bahia nas Cortes de Lisboa (1668-1674).Viúvo (1678). Nomeado Desembargador da Relação Eclesiástica da Bahia (1679). Retorno à Bahia (1682). Demitiu-se (1683). Casou-se com D. Maria dos Povos. Degredado para Angola pelo governador João de Lencastre (1694). Retorno para o Estado do Brasil (Recife, 1695). Morte (1696). Diz-se que impiamente, comparando o sangue de Cristo crucificado com a vermelhidão dos olhos de um menino com sarampo. Conta-se que cristãmente, entregando-se a Deus. Enterrado na capela do Hospício de Nossa Senhora da Penha, demolida em 1870.
Buy this ebook and get 1 more FREE!
Taal Portugees ● Formaat EPUB ● Pagina’s 432 ● ISBN 9788582173022 ● Bestandsgrootte 0.7 MB ● Uitgeverij Autêntica Editora ● Stad Belo Horizonte ● Land BR ● Gepubliceerd 2014 ● Editie 1 ● Downloadbare 24 maanden ● Valuta EUR ● ID 9020336 ● Kopieerbeveiliging Adobe DRM
Vereist een DRM-compatibele e-boeklezer

Meer e-boeken van dezelfde auteur (s) / Editor

702.470 E-boeken in deze categorie